5 de Abril - Adormecer e só então dormir


Sabem uns, desconfiam outros e
aqui deixo registrado a quem interesse:
não gosto de dormir! acho perda de tempo!
Gosto de ter dormido, o que é muito diferente!

Não é por acaso: sou do presente e
principalmente do passado, saudosista.
"Ir dormir" é um pensar no futuro, é plano.
E sou ruim de planos, não é segredo.
Eu não vou dormir. Eu durmo.
Eu simplesmente durmo. Ali.
Em qualquer lugar. Sou dominado
pelo sono e, só então, vou
pra algum lugar, tipo uma cama,
pra "continuar a dormir".
Eu podia empregar "adormecer"
em vez de dormir, mas eu durmo mesmo...
Depois de um tempo é que
me levanto da cadeira em que
já estou devidamente dormido
e vou. Isto é, vou continuar a dormir.
Isso quando não estou dormindo de pé,
que então me leva a ir continuar a dormir
primeiro em um banco (do ponto de ônibus
ou do próprio ônibus), pra chegar em casa e
continuar, infelizmente, a dormir.

Fato: chegando em casa ainda reluto!
Ligo o computador, faço que acordo,
mas adormeço sobre o mesmo
inevitavelmente...
É quando, como sabem uns,
durmo sobre a colher de doce...
O sono me derruba!
Eu capoto!

Já tentei entender e penso que
relutando em ficar no presente, no sentido de
não querer perder nada do tempo presente,
acabo à minha maneira fazendo o futuro
esperar por mim em vez de correr atrás dele,
ou melhor ainda, pegando o futuro distraído.
Claro que me iludo, mas quem não sabe que
a realidade é uma invenção que levante a mão aí...

Que se registre também:
não tenho certeza, mas acho dormir um saco!
[a falta de certeza era entre as variantes de adjetivo,
mas a idéia está bem representada!]

E isso tudo só pra dizer:
tem noite em que perco o dia!
Noite passada não dormi e
hoje quase não existiu!

No comments: